terça-feira, 13 de agosto de 2013

6 dicas para quem vai ter seu primeiro site.

Como criar um site de sucesso?

A Geração Designer vai lhe dar umas dicas. Ter um site hoje não é mais algo somente para grandes empresas como já foi um dia a tempos atrás. Hoje existem ferramentas, que permitem o usuário criar o seu site gratuitamente sem que o mesmo possua qualquer tipo de conhecimento para isso, apenas com um simples arrastar e soltar, copiar e colar já se é possível criar um site. Porém quando falamos em um site para uma empresa, até mesmo os que possuem um conhecimento mais avançado preferem um site mais profissional e contratam especialistas no assunto. Mas para ter um site legal e bem profissional existem algumas "coisinhas" que precisam ser respeitadas. E abaixo passarei 6 dicas que funcionam para qualquer tipo de site, tanto aquele profissional feito por um Web Designer quanto aquele que você mesmo está planejando fazer:

Dica 01 - Realize uma boa pesquisa antes de tudo.
Antes de qualquer coisa, você deve pesquisar como funcionam os serviços e produtos que as empresas "concorrentes" possuem, como é o site deles, o que oferecem ou não, o que tem de atrativo no site deles? Como estão os textos e imagens? Bem posicionados, há erros? Após realizar esta pesquisa, seja autentico e vamos começar a trabalhar.
Dica 02 - Qual é o negócio da empresa?
Para muitos donos de empresas e "sites" é tão evidente o que a empresa faz, que pode até parecer bobagem, mas para a grande maioria das pessoas que acessam sites pode não ser tão evidente assim o que a empresa faz. “Já vi site dizendo ‘cuidamos do seu evento”. “Mas o que ele faz: arruma o salão, providencia o bufê, segurança? tira as fotografias?” Pode soar elementar, mas o visitante precisa entender o negócio da empresa assim que acessar a primeira página. (eu considero esta uma das dicas mais importantes)
Dica 03 - Seja simples e objetivo.
Quando digo seja simples e objetivo, quero dizer, que não é usando palavras politicamente corretas e bonitas com termos técnicos que você vai impressionar os seus clientes, por ex:
Se um técnico de informática se denomina "Consultor de Hardware e Software" um cliente que procura apenas um reparo no seu computador pode não entender que este serviço é prestado, ou um site com o termo "Moda Gestante" é bom, mas talvez seria muito melhor se fosse roupas para gravidas, pode parecer simples de mais mas é o que realmente funciona. Deve se tomar cuidado pois além de não ser uma boa ideia para "aparecer no google" o google faz o trabalho de posicionamento baseando-se nas pesquisas que as pessoas fazem na internet e convenhamos ninguém pesquisa "consultor de hardware e software" com certeza a maior procura é por "técnico em informática", ou "consertar computador" e etc.
Dica 04 - Onde está o contato?
Quem de vocês nunca entrou num site e até quis entrar em contato para sanar uma dúvida e etc, mas na hora de procurar o telefone, email, ou endereço passou raiva? Pois é acho que muitos já passaram por isso, sem contar que tem alguns sites que nem existe estas opções.
Os contatos devem estar claros e de preferência na "cara" do leitor, lembre-se quem acessa sites de serviços e produtos está fazendo pesquisas, e com certeza um canal de atendimento rápido faz toda diferença na hora de converter este visitante em cliente. Geralmente os contatos constam sempre nos rodapés das páginas, mas também é interessante no topo, logicamente que tudo depende do layout do site.
Dica 05 - Layout e Design.
Quanto mais leve for seu site, quanto mais harmônico forem as cores do seu site melhor, procure sites mais "clean" claro que é apenas uma sugestão, procure entender como funcionam as cores, o que representam, pode parecer frescura mas faz uma diferença danada. Um site é como a construção de uma casa, a parte mais demorada e trabalhosa é o acabamento, deixe para ir acabando aos poucos pois você terá muito mais informações do que agradou ou não os visitantes. 
Dica 06 - O visitante gosta de imagens.
Um bom site deve conter textos claros e objetivos, tem que ser tudo um meio termo, nem muito texto nem muitas imagens (o site pode ficar "pesado"), porém o internauta gosta de imagens e cores, portanto ter boas imagens dos produtos ou dos serviços no seu site é algo que prenderá a atenção do visitante, se as imagens forem ruins provavelmente ele não ficará no seu site.

Agora é só trabalhar rumo ao sucesso!


Nenhum comentário: